quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Tempestade tropical no entardecer de novembro.

                                                                                                             
Esta água que a chuva trás, corre pelo asfalto a procurar um lugar que lhe queira; no Nordeste a esperam em oração, para matar a sede do homem, a sede da terra, a sede dos animais...
Aqui abundantemente água limpa formando rios e pequenos lagos , escorrendo asfalto abaixo.
O ser humano lamenta sua ausência... O ser humano reclama seu excesso; assim é a vida do ser humano no planeta terra, entre a falta e o excesso!
O equilíbrio é uma reta que nem todos acertam os passos. Os olhos de tanto verem colocaram excessos nos seres humanos , e mesmo os que não vêem se deixam conduzir por outros que só vêem , mas não enxergam. Excessos do corpo... da pele... do querer da aparência... Camadas e camadas que escondem aquela pessoa que pensei encontrar no meio da multidão. Como encontrar olhos nus em corpos vestidos? Como despir esses corpos se meus olhos estão vestidos de expectativas!? As indagações cujas respostas necessitam de um mergulho no mistério da alma, nossa alma.
Vilma IPS.

sábado, 10 de novembro de 2012

Resgatando.

Coloque  gentilezas nas rachaduras da amizade e faça o resgate do amor... Tire a má impressão que causou por um diálogo cheio de mágoas e desconfianças e coloque a impressão do entendimento, e recupere o que estava se perdendo. Surpreenda a distância se fazendo presente e coloque cor nos tons apagados , com o tempo da reconciliação. Uma presença não é uma necessidade... E sim; um encontro com quem existe no nosso universo de ocupações; é dizer ao outro:_ Sua existência no meu mundo tem  significado no meu coração, desperta e cativa meus sentimentos de semelhanças... fornece-me a outra asa que preciso para alçar voo para a dimensão do infinito... onde se encontra minha verdadeira essência, meu destino abstrato,mas concreto. Resgatemos nas presenças o despertar da importância do outro em nosso coração.Mais um degrau humano galgado para reconhecer Deus em nós.                                                 Vilma IPS.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Cada dia o sol.

Aceite cada dia como uma dádiva, como um presente, e, se for possível, como uma festa. Não se levante tarde demais, olhe no espelho e ria para si mesmo e diga ''bom dia'' e, então, você já esta treinando para dizê-lo aos outros também. Quando você conhece os ingredientes do ''sol'', você mesmo pode tentar fazê-lo, da mesma forma como você prepara sua comida cada dia. Ora, você toma sua grande porção de paciência, paciência para consigo mesmo e para com os outros. Não esqueça uma pitada de bom humor para digerir os malogros. Misture uma boa dose de vontade de trabalhar e derrame sobre tudo um grande sorriso e você terá, cada dia, SOL.                                  Phil Bosmans, Vozes,1992.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Experimente outra vez.

Quando as coisas vão erradas, não pense que todos os seus esforços têm sido em vão. Talvez tudo foi para melhor; Por isso, sorria... E experimente outra vez! Pode ser que o seu aparente fracasso venha ser a porta mágica que o conduzirá para uma nova felicidade que dantes você jamais conheceu. Você pode estar enfraquecido pela luta, mas não se considere vencido. Isto não quer dizer derrota. Não vale a pena gastar o precioso tempo em lágrimas e lamentos. Levante-se... E enfrente a vida outra vez... E se você guardar em mente o alto objetivo de suas aspirações, os seus sonhos se realizarão... Tire proveito de seus erros, colha experiências das suas dores, e, então , um dia, você dirá: _ Graças a Deus! Eu ousei experimentar outra vez.     ============De autor desconhecido.

domingo, 4 de novembro de 2012

Caminho para a felicidade!.

Conserve o seu coração livre do ódio e a sua mente livre da ansiedade.                                                         Viva simplesmente, espere pouco e dê muito.                                                                                               Encha a sua vida com amor.                                                                                                                                  Espalhe a luz.                                                                                                                                                      Esqueça-se e pense nos outros.                                                                                                                   Faça o que gostaria que lhe fizessem.                                                                                                           Não fale mal de ninguém.                                                                                                                             Critique os seus próprios atos, fazendo cuidadoso exame de suas ações diárias.                                           Experimente isso por uma semana e se surpreenderá.                                                                                   Autor desconhecido.

Cenas Familiares_ Revele-se melhor.

Ao fazer um esforço para aceitar o outro como ele é e não como desejamos que ele seja, é importante também que a gente se revele com clareza (e com gentileza, mas não com rudeza) como nós somos e como pensamos. Desta forma, podemos nos enriquecer e nos complementar com as diferenças, ao invés de torná-las inaceitáveis, gerando uma eterna fonte de brigas.Conhecer o outro e dar-se a conhecer é um processo que pode ser feito com tranquilidade, paciência e muito respeito. É sempre bom lembrar que franqueza não é sinônimo de grosseria. A pessoa que impulsivamente fala tudo que pensa não costuma pensar nas consequências daquilo que fala.                                                                                                                   Maria Tereza Maldonado. ''Vida em família''.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Oração pelos homens de má vontade.

Senhor, quando vieres na tua glória, não te lembres apenas dos homens de boa vontade, mas lembra-te também dos homens de má vontade. E, no último dia, não te lembres de suas crueldades, sevícias e violências. Lembra-te, porém, dos frutos que produzimos por causa do que eles nos fizeram. Lembra-te da paciência de uns e da coragem de tantos outros, da confraternização e da humildade, da grandeza de alma e da fidelidade que conseguiram despertar dentro de nós. Concede, então, Senhor, que os frutos por nós produzidos possam servir para redimir os homens de má vontade.                                                                  ( oração encontrada entre os pertences pessoais de um judeu, prisioneiro de um campo de concentração, morto na câmara de gás )

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Reflexão.

Quando tudo começou... O Espírito de Deus pairava sobre as águas. E esse mesmo espírito preenche o universo com sua presença inundando nossas vidas com o conhecimento do Altíssimo. Quando o Espírito Santo se encontra presente, o amor de Deus se manifesta e podemos ousar dizer:_ O Senhor Deus fala comigo! O Espírito consolador que Jesus pediu ao Pai que nos enviasse para que não fossemos sós, para que sentíssemos a presença maravilhosa de Jesus confirmando o que nos disse; que estaria conosco todos os dias de nossa vida, manifestando assim o amor de Deus para conosco.         VilmaIPS.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Olhai os lírios do campo.

É indispensável trabalhar, pois um mundo de criaturas passivas seria também triste e sem beleza. precisamos, entretanto, dar um sentido humano as nossas construções. E quando o amor ao dinheiro , ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausa para olhar os lírios do campo e as aves do céu. Há na terra um grande trabalho a realizar. É tarefa para para seres fortes, para corações corajosos. Não podemos cruzar os braços...E indispensável que conquistemos este mundo, não com as armas da ódio e da violência, e sim com as armas do amor e da persuasão. Quando falo em conquista, quero dizer a conquista duma situação decente para todas as criaturas humanas, a conquista da paz digna, através do espírito de cooperação.                                    Érico Veríssimo.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Página de caderno 2

'' Um amor que liberta, e não o que aprisiona; o que trás a vida, e não a morte; o que produz a cura e não a dor..., permitindo a capacidade de raciocinar corretamente, dando segurança, liberdade e cura pela quebra das coisas passadas.''             Jesus Cristo.              Anotação 04/01/2006                                                 ......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................Todos os rostos do mundo são reflexos do seu rosto, são espelhos onde você olha a si mesmo. Reflita no reflexo do rosto dos que o cercam.                                 VilmaIPS.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Página de caderno.

'' O que você dá de si mesmo é amor, o que dá de sobra é justiça''.                                                                    '' Luz serve para iluminar os objetos, não para se olhar diretamente''.                                                             ''Não deixe de se esforçar, nunca deixe o esforço de lado. O possível faremos nós, o impossível se fará em nós pelo Senhor nosso Deus''.                                                                                                                                 '' Sal da terra... Dá sabor, se não servir para dar sabor, não presta''.                                                                 '' O que procura no outro dê ao outro. Todo aquele que dá recebe''.                                                                                                              

domingo, 28 de outubro de 2012

Vamos romper camadas


Quantas camadas? Quantas máscaras? Vamos romper a camada da aparência; descobrir a essência, sem a máscara da ilusão que separa. Desmascarar a paisagem , não para os demais, eles precisam aprender a olhar um pouco mais além, mas sim; para nós,que precisamos de nossa realidade nua e crua que nos chama pro combate constantemente. Temos que ter ousadia para enfrentar-nos, derrotando aquilo que cresce em nós como o nosso inimigo, passamos de derrotados para vencedores. Não há limite, há experiências. não é coragem. há renúncia, que não é recuo, significa avanço. Através dessas feições conhecidas da aparência, desconhece-se a essência... Há uma história, um caminho, uma vida! Mude o ângulo de visão e encontre esse acontecimento ausente, saberá das muitas  camadas, encontrarás muitas máscaras.                                                                                                  VilmaIPS.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

sábado, 27 de outubro de 2012

                  '' A misericórdia e a verdade se encontraram: a justiça e a paz se beijaram. A verdade brotará da terra, e a justiça olhará desde os céus. Também o Senhor dará o bem, e a nossa terra dará o seu fruto. A justiça irá adiante dele, e ele nos fará andar no caminho aberto pelos seus passos.''                    Salmos 85.versículos 10,11,12,13.